Literatura

Escola Porto Iracema das Artes terá Laboratório de Escrita Criativa

20130216184744970730a-tile
Ronaldo Correia de Brito e Socorro Acioli devem ministrar os cursos de Escrita Criativa no Porto Iracema das Artes

A Secretaria de Cultura do Ceará está preparando para o próximo ano o início das atividades do Laboratório de Escrita Criativa da Escola Porto Iracema das Artes, no Centro Cultural Dragão do Mar. O anúncio foi feito pelo gestor da pasta, Fabiano dos Santos Piúba,  que  afirmou ainda estar conversando com os escritores Socorro Acioli e o cearense radicado em Pernambuco,  Ronaldo Correia de Brito, que devem ministrar as aulas.

O secretário foi questionado sobre os motivos de o Ceará ainda não ter um curso voltado para a escrita criativa, e destacou a novidade, ressaltando também estar discutindo a ideia com a diretora da Escola Porto Iracema das Artes, Beth Jaguaribe, e com Paulo Linhares, responsável pela administração do Dragão do Mar. “Para o próximo ano a gente inaugura nosso laboratório de escrita criativa”, disse o secretário.

Atualmente, a Escola Porto Iracema das Artes é composta por cinco laboratórios: Audiovisual/Cinema, Artes Visuais, Música, Pesquisa Teatral e Dança.  De acordo com o portal da entidade, os laboratórios são espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais nas diversas linguagens.

“Funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os alunos recebem orientação de consultores/tutores, que conduzem a qualificação dos projetos, através de orientações individuais, oficinas, palestras e master class”.

 

Anúncios

8 comentários em “Escola Porto Iracema das Artes terá Laboratório de Escrita Criativa

  1. Uma primeira tentativa do tipo aconteceu no Porto Iracema das Artes, em 2014, quando estava à frente da Coordenação do Audiovisual meu camarada Valdo Siqueira. Foi uma boa experiência em que estive envolvido. Uma tentativa de inserir a escrita, num ambiente de audiovisual, de modo a permitir a prática de roteiros. O resultado foi um trabalho que reuniu textos e imagens sobre o título “Barco à Deriva”.

  2. Tudo começou assim, Narrativas audiovisuais…

    “sejam bem-vindos, navegantes deste barco à deriva Nosso espírito aventureiro começa a entrar em sintonia Sigamos, pois, mirando horizontes, profundidades e outras dimensões possíveis

    segue, apenas com palavras um esboço do que, formalmente, tentaremos aplicar com essa convivência criativa

    EMENTA

    Apresentação de abordagem teórica e interações a partir de leituras analíticas de imagens e de textos literários, ensejando ao aluno exercitar sua criatividade para a produção de signos híbridos, entre a escrita e a captação de instantâneos.

    OBJETIVO GERAL

    Permitir ao aluno a interação com diferentes contextos da imagem e da palavra, a partir de técnicas de criatividade, de modo a ampliar sua percepção de mundo para a construção de novos sentidos.

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    • Apresentação de conceitos: denotação e conotação; objetividade e subjetividade; imaginário e real
    • Exercícios de criatividade
    • Leituras criativas de imagens e de textos literários
    • Pensar o texto: imagem e palavra
    • Construções coletivas e individuais em torno de narrativas do olhar
    • Acompanhamento de percursos estéticos, individual e compartilhado
    • Experiências com novos contextos e novos sentidos
    • Produção e apresentação de formatos expositivos”

  3. Como irá funcionar a seleção para o laboratório de escrita? Será um projeto de escrita ou já a versão pronta de uma obra literária?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s