O nu de Jade Beall censurado pelo Facebook

Primeira imagem, ainda não censurada pela rede social. FOTO: DIVULGAÇÃO/FACEBOOK

Primeira imagem, ainda não censurada pela rede social. FOTO: DIVULGAÇÃO/FACEBOOK

“Picasso desenhou rostos que surgiram de sua alma. Frida pintou sua bela vida dolorosa. Eu sou uma artista como eles, como você. Eu amo o corpo nu. É um processo sagrado e minhas modelos são heroínas”

A americana Jade Beall fotografou durante 15 anos, mas foi ao fazer um autorretrato nu amamentando seu filho, com alguns quilos a mais, que percebeu as belezas “falhas” e as formas de vulnerabilidades de todas as mães. Decidiu, a partir dali, retratar mães como ela, em momentos de intimidade com seus rebentos

Quando Beall postou recentemente um de seus retratos de grupo de mães amamentando em sua página no Facebook , ela foi esmagada com alguns questionamentos em privado, principalmente de homens que se sentiram incomodados com as representações artísticas. Eles diziam que ela deveria retirar as imagens da rede social, e denunciaram ao Facebook. Beall já havia ofuscado algumas imagens de mamilos à mostra, assim como uma mãe em nu frontal, isso porque a mesma imagem já havia sido retirada do ar, antes mesmo das denúncias feitas por usuários ofendidos.

A artista ainda desabafou dizendo que entende a política “anti-mamilo” do Facebook, porque não é um problema só da rede social, mas é algo cultural, onde os homens podem expor seus peitorais e as mulheres não. O desejo da fotógrafa é que os americanos (e, com certeza, o resto do mundo também) redefinam sua relação com os seios de uma mulher, e aprendam a celebrar o nu, sem ter que classificar as imagens como “nojentas”.

Segunda imagem, já censurada pelo Facebook

Segunda imagem, já censurada pelo Facebook

Segundo explica em seu Facebook, Jade Beall, ela postou a foto no Facebook no último dia 5 de fevereiro, e de cara, obteve mais de nove mil curtidas, além de três mil compartilhamentos. No entanto, foi denunciada por alguns usuários que  se sentiram ofendidos e teve que excluir a imagem, logo em seguida, sendo postada outra vez, mas com os mamilos ofuscados, assim como um nu frontal.

Para ver a arte da fotógrafa sem censura basta acessar o site http://www.jadebeall.com. Conforme disse na rede social, a intenção da foto era celebrar a força da mulher. “Não quero dizer que é assim que as mulheres devem ou não devem amamentar. Esta é minha arte, isso é como eu quero mostrar meu trabalho. As mulheres nesta foto posaram para mim porque confiam em mim, e estão à procura para curar suas histórias de não serem boas o suficiente. Elas querem aprender a amar a pele e querem que você sinta isso também. Sim, você! Nós somos todos exclusivos e lindos e diferentes e todos fomos feitos para amar”.

Uma ideia sobre “O nu de Jade Beall censurado pelo Facebook

Deixe um comentário